Virada Cultural em São Paulo.

Publicado: 8 de maio de 2012 em Uncategorized

Apesar de achar que a Virada Cultural em São Paulo já virou tradição, que é muito importante a população ocupar o centro da cidade de forma diferente do dia a dia e entre tantos outros aspectos positivos que isso tem, venho aqui refletir sobre a forma com a qual ela é organizada e como a política da cultura paulistana caminha.

Começamos no mês passado um projeto de samba na Praça João Pais Malio, Parque Regina, Zona sul de São Paulo. O objetivo do projeto é aumentar o repertório cultural na região e tornar o espaço da praça numa referência de samba, de graça, no espaço público na cidade.

Em visita á subprefeitura conversamos com o supervisor de cultura para saber como essa supervisão poderia nos ajudar no projeto. A resposta foi bem franca, “Em nada”. A subprefeitura não tem equipamento de som, não tem tendas e barracas, não tem palco, não consegue produzir um material de comunicação, NADA! Alias, podem sim, limpar a praça antes do evento.

Minha opinião é que a Virada Cultural é sim um exemplo de boa política pública, mas deve vim acompanhada de outras, como mais autonomia para os supervisores de cultura dos distritos – pois eles estão muito mais próximos da comunidade e mais acessíveis também – mais recursos para esses supervisores, mais estrutura para subprefeitura investir nos projetos sociais que assim como o Samba da Vila na Praça, lutam para que aconteçam regularmente, contando sempre com tempo e recurso da comunidade em geral.

Nossa Virada Cultural não dura 24 Horas.

Nossa Virada Cultural dura 365 dias no ano!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s