“Agora é só Flores” – Toniquinho Batuqueiro

Publicado: 25 de novembro de 2011 em Uncategorized

Eu até estava com um texto sobre o Toninho Batuqueiro para postar mas, ao ler esse de minha amiga Raílidia Carvalho, não me senti capaz de escrever algo tão brilhante e com tanta maestria .

 

“Agora é só Flores”

Estive uma meia dúzia de vezes com o mestre Toniquinho Batuqueiro. Impressionava aquele velho negro com óculos escuros, sentado na cadeira olhando pra diante. Parecia durão. Até meio desconfiado quando o vi. Depois desandou a contar histórias do Plinio Marcos, do Zeca da Casa Verde. Cantou – e como canta bem – e reclamou da vida. É de carne e osso o nosso mestre.

Na segunda vez parecia uma realeza, de branco, com a faixa de cetim vermelho de embaixador do samba paulistano. Toniquinho era só altivez nos domínios do Anhanguera e a várzea paulistana estava aos pés dessa majestade.Toniquinho foi tratado como rei. Do samba. Do carnaval. Dos batuques do sudeste. Naquela noite, vimos e ouvimos o samba de São Paulo em pessoa.

A última vez em que vi o Toniquinho ele andava com dificuldade. Foi no cantinho do Peruche, escola que, ao que parece, era a do seu coração. Na ocasião, Toniquinho tocou, cantou baixinho, recebeu o carinho e a atenção que a herança construída por ele provoca. Cantei pra ele “Ditado Antigo”. É, mestre, samba nunca deu camisa.

Não vi mais o mestre Toniquinho. Ele desapareceu em um certo novembro, como Zumbi dos Palmares. Ouvi histórias de que está no interior de São Paulo tocando tambu, cururu com seus ancestrais. Sábio Toniquinho que inventou um samba com a profundidade das suas raízes. Felizes de nós que convivemos com ele e suas histórias. Quem quiser ouvir que chegue na roda. Agora é de saudade e lembranças o nosso mestre.
Railídia
Tristeza (Toniquinho Batuqueiro)
Tristeza não mora mais em meu lar
Não sei aonde ela foi morar
Agora que a tristeza foi embora
posso sorrir posso cantar e nunca mais chorar
Vem ver como é lindo o meu amanhecer
Depois que ela foi embora pelos caminhos de cores
Vem ver o meu jardim entristecido
Agora é só flores
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s